Image Map

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ÁGUA - Se não economizarmos vai acabar

Estamos passando por um período complicado em São Paulo, as represas estão ficando cada dia mais secas e mesmo que chova o verão inteiro e todo mundo economizar, mesmo assim vai levar pelo menos 4 anos para que tudo volte a normalidade.

Infelizmente não acredito que as coisas serão como antes, nossos filhos não vão ter abundância de água que tivemos quando éramos crianças... brincadeira com mangueira nem pensar!! Desde já vamos ter que ensinar os nossos pequenos a usarem a água de forma mais consciente.

Estamos cansados de saber que é preciso economizar, mas só tomamos a consciência quando a situação fica crítica, acredito que inúmeros fatores contribuíram para que chegássemos a situação atual... mas nesse momento o importante é que cada um faça um pouquinho para quem sabe nossos filhos possam ter um mundo melhor e com mais água.

Já estamos carecas de saber que devemos economizar, nas nossas casas se adquirirmos pequenos hábitos e que não mudam em nada na rotina vamos ajudar e muito com a economia de água.

1) Reaproveitar a água utilizada na banheira do banho do bebê
Aqui em casa usamos a água da banheira no lugar da descarga no vaso sanitário, economizamos até 2 descargas por balde, mas para quem mora em casa por exemplo pode ser usado para limpar o quintal (já tem até sabão na água).

2) Desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo ou lava o cabelo (shampoo/condicionador)
Confesso que sempre soube dessa economia e nunca coloquei em prática, sempre fui daquelas de ficar pelo menos 15 minutos no chuveiro, mas com a situação que está não dá mais para ficar 15 minutos no chuveiro, dói na consciência.. e confesso que lavo até melhor o cabelo com chuveiro desligado.. esfrego bem o shampoo e espero os minutos do condicionado para agir no cabelo.. com o chuveiro desligado sempre.

3) Ao escovar os dentes fechar a torneira
Essa é clássica, mas ainda tem gente que não fecha, acho que essa economia já praticamos desde criança.

4) Acumular roupas para lavar de uma vez
Hoje as máquinas controlam a capacidade e liberam só a quantidade de água necessária, mas mesmo assim há o desperdício, se enchermos a máquina e lavarmos tudo de uma vez a economia será muito maior.

5) Lavar o carro com balde e pano ou não lavar
Levar o carro para o lava-rápido virou motivo de piada já, tenho dó dos donos dos lava-rápidos.. uma boa opção também é levar o carro naqueles dry-wash que tem lavagem a seco, apesar de custarem muito mais caro.

6) Reutilizar água da chuva
Essa eu não consigo praticar, pois moro em apartamento, mas para quem mora em casa... quando São Pedro der o sinal de chuva, além de agradecer... vale a pena colocar uns baldes no quintal, e depois reaproveitar a água para limpar quintal, regar as plantar... etc... só tomando cuidado com a água armazenada para não proliferar a dengue.

7) Utilizar menos vezes a descarga do banheiro
Não custa nada deixar um xixizinho acumular no vaso, a noite principalmente (as grávidas que vão muito ao banheiro a noite) eu também vou pelo menos umas 2x, se a cada 2 xixis a gente der a descarga uma vez, estamos economizando pelo menos 6 litros de água, se fizermos 6 xixis no dia, será uma economia de 18 litros por dia.

8) Utilizar um copo só
Sabia que para cada copo utilizado são necessários outros 2 copos de água para lavá-los? Dica simples use o copo para beber água mais de uma vez.. cada pessoa em casa utiliza sempre o mesmo copo, para facilitar cada um pode usar um copo ou caneca diferente.

Diariamente estamos escutando VAMOS ECONOMIZAR, não custa nada fazermos a nossa parte, são mudanças de hábito simples e que faz toda a diferença... não só no futuro, mas agora.






0 Comments:

Postar um comentário