Image Map

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Amamentação - Armazenando leite materno


No último post sobre amamentação (nesse link) falei que ainda não tinha utilizado a bombinha para tirar leite, agora faltando pouco menos de 2 meses para voltar a trabalhar comecei a usar.


Na semana passada levamos o Leo na pediatra e comentei sobre o meu retorno ao trabalho em dezembro, ele estará com 5 meses e meio, infelizmente não será possível amamentá-lo exclusivamente de leite materno até o 6 meses, que é o recomendado pela OMS. A partir da próxima consulta vamos começar a introduzir outros alimentos (sucos, frutas e papinhas..).

Voltando ao assunto leite materno, então desde a semana passada comecei a tirar o leite com a bombinha elétrica, a primeira tentativa consegui tirar pouco... Mas tentei novamente no dia seguinte de manhã (hora que meu peito está mais cheio) e tcharãã.. Consegui tirar 120ml de uma vez. Confesso que foi bem estranho tirar o leite assim, mas pensei o tempo todo no meu filhote ai não foi tão difícil, e ainda bem que comprei a bombinha elétrica, ordenhar na mão ou na bombinha manual deve ser muito mais difícil.. Valeu o investimento.

Comecei a tirar o leite para ele poder tomar quando eu começar a trabalhar, apesar que ele ja estará com outros alimentos também. E já comecei a dar na mamadeira para ele se acostumar, nos primeiros dias ele quase não pegou na mamadeira, mas no fim de semana pegou bem, vou dar pelo menos uma mamadeira por dia, para adapta-lo.

Já li em diversos lugares várias formas para armazenamento do leite materno, estou seguindo as recomendações da pediatra do meu filho.

Utilizo a bombinha elétrica como eu já disse, e utilizo uns saquinhos que também comprei da lansinoh (da foto abaixo), esterelizei a bombinha e a mamadeira (avent)... 





A minha dúvida era quanto eu precisaria tirar, a pediatra disse que em varia entre 90 a 120 ml, comecei tirando 120ml, mas como o Leo não tomou tudo, resolvi dividir em mais quantidades, fiz porções de 40-60ml até ele se adaptar a mamadeira. Após retirar o leite a orientação é armazenar no freezer por até 3 meses, na geladeira por até 12 horas e a temperatura ambiente por até 2 horas, tenho colocado no freezer direto, coloco uma etiqueta com a data e quantidade para controle, e quando for utilizar o leite aquecer em banho maria (com o fogo desligado), o que eu faço... coloco um potinho com água no microondas por 2 minutos, tiro do microondas e coloco o saquinho com o leite congelado e em 5 minutos ja descongela.. Coloco na mamadeira e pronto.. Checo a temperatura no dorso da mão e damos a mamadeira para o Leo.



Está sendo em estranho esse período de adaptação, pois até então ele dependia 100% de mim e agora estamos partindo para o "primeiro passo" da independencia.. Mas faz parte criamos nossos filhotes para o mundo e não para nós.

0 Comments:

Postar um comentário